sábado, 21 de março de 2015

Novos caminhos... Bóra pra Visconde de Mauá?

Tem coisa melhor do que fazer aniversário e juntar a sua família no camping?

O aniversário em questão é o da Marcelle. O do Sylvio só em setembro, motivo para outra acampada.

Como os filhos, já adultos, não são ligados na vida em barraca, tínhamos que ir para um camping que tivesse as duas alternativas: local para a barraca (a Lindona) e chalés para hospedar a família.

Então, pesquisando sobre campings nessa região que tivessem estas características, descobrimos o Camping Barragem's. O que me chamou atenção foi a forma como todos os comentários nos blogs campistas abordavam a hospitalidade dos responsáveis pelo Barragem's.

E resolvi ligar para saber se havia chalés disponíveis para o final de semana. Quem atendeu foi o Sr. Roney, que me tratou como se já me conhecesse de muito tempo e senti uma enorme vontade de ir pra lá, depois da nossa conversa.

Dias depois, após ter confirmado com a minha galerinha a referida viagem, liguei de novo pro Barragem's, e dessa vez, quem atendeu foi a D. Marina (esposa do Sr. Roney), que também foi super acolhedora.

Tudo certo! Bóra pra Visconde de Mauá!

Data: de 13 a 16 de março de 2015.

Agora é arrumar a tralha pra 2ª acampada com a Lindona... aí é seguir a lista de coisas para se levar para o camping, preparar o cardápio para os dias de acampamento e levar o necessário. 

Dia 13 de março: indo em direção à Maringá/RJ - Visconde de Mauá.







Dessa vez, foram selecionadas músicas legais para pegar a estrada.



Seguindo a canção... com o Nick Drake

Levamos aproximadamente 3 horas de Niterói até Maringá. A Ponte Rio-Niterói, bem como a Linha Vermelha e a Via Dutra, estavam livres. Foi bem tranquila a viagem. 

O acesso para Visconde de Mauá se dá pela Via Dutra, saída 311, que também da acesso a Penedo. Um dado interessante é que a vila de Visconde de Mauá pertence ao município de Resende, e as vilas de Maringá e Maromba, sempre associadas a Visconde de Mauá, pertencem ao município de Itatiaia, um dos mais recentes do estado do Rio de Janeiro, criado em julho de 1988, por desmembramento de Resende.


Na figura abaixo podemos visualizar as localidades de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, além dos locais visitados por nós: as cachoeiras de Santa Clara e do Escorrega e o Poção de 7 metros.


Clique na imagem a seguir para baixar a carta topográfica de Agulhas Negras, folha SF-23-Z-A-I-4, onde está localizada a região de Visconde de Mauá.


Sobre o Camping Barragem's:

Na chegada ao Camping Barragem's fomos tão bem recebidos pelo Roney e Marina, que parecia que estávamos chegando na casa de parentes queridos.

Entrada do camping.
Ao chegarmos, o Roney nos mostrou as instalações, uma área bacana pra montarmos a barraca e nos deixou muito a vontade com aquele jeitinho mineiro de falar das coisas de forma simples e cativante.

O Camping Barragem's fica localizado bem próximo ao centrinho de Maringá, tanto Maringá do Rio, quanto Maringá de Minas. Vale ressaltar que o rio Preto, que passa ao lado do camping, é a divisa dos dois estados, é só atravessar a pé a barragem e pronto... estamos em Minas! Depois "vortemo" pro Rio... simples assim!

A barragem que dá nome ao camping.
O camping é muito bonito, gramado, com grandes pinheiros , dividido em lotes sobre platôs. Boa drenagem.

Tem uma grande área para estacionamento, mas... o carro não fica ao lado da barraca, assim tivemos que andar um pouquinho pra levar a tralha pra barraca. Se levar pouca coisa, menos se desloca... o que não foi o nosso caso, porque montamos, na verdade, uma casa. affffffff!!!!

Vista da área de barracas.
Existem postes com pontos de luz, mas é recomendado levar uma extensão bem grande, caso não fique perto dos pontos existentes.

Como fomos em uma data que o camping estava vazio o grupo de banheiros da área mais abaixo estava fechado, apenas funcionando o da parte de cima.

 Área dos banheiros femininos e masculinos - parte de cima,
do lado oposto das pias e do tanque tem a área de lava louças.

Os banheiros (de cima) são cabines individuais, tendo vaso sanitário e chuveiro. A água da ducha é quente. São simples, mas muito limpinhos.

Área dos banheiros femininos e masculinos- Localizado na parte baixa do camping.
A cantina do camping só funciona quando tem um feriado grande, mas se o campista quiser desfrutar de um café da manhã gostoso, que é servido na varanda da casa, é só combinar antecipadamente com o Roney ou Marina, pagando um valor extra por pessoa.

Mas, se a proposta for cozinhar na barraca, perto do Barragem's, tem um mercadinho (estrada Maringá-Maromba), que também vende gelo filtrado.

A "Lindona" ficou montada pertinho dos banheiros e da casa do Roney e Marina.
Dessa vez mantivemos uma certa distância das árvores.
Tempo instável na montanha, né?...
Chegamos na sexta com o dia claro, tarde de chuva, e noite com céu estrelado.
No sábado, pancadas de chuva durante todo o dia.
Domingo, dia lindo, mas no início da noite uma tremenda tempestade.

E aí, como se comportou o remendo feito no rasgo da Lindona?
Gente! Deu certo! Nenhuma gota.

Vista pelo lado interno. As gotinhas ficaram do lado de fora.

A galera ficou nos apartamentos do Camping.



Cachoeiras:

Aproveitamos o tempo bom no Domingo e fomos conhecer algumas cachoeiras da região. A primeira parada foi na cachoeira Santa Clara. Uma grande queda d'água e ótima para tomar banho, com uma boa ducha nessa época. A Santa Clara fica a cerca de 2,8 quilômetros do camping. Estrada de chão, mas dá para ir de carro sem tração.

Sylvio e Marcelle na cachoeira Santa Clara
Panorâmica da Cachoeira Santa Clara, pelo site http://viscondedemaua360.com.br/:


Dali seguimos para o Poção de 7 metros. Um trampolim natural com queda de 8 metros e sete metros de profundidade. Fica a aproximadamente 1,5 km do centro de Maromba.

Poção de 7 metros
Panorâmica do Poção de 7 Metros, pelo site http://viscondedemaua360.com.br/:


Por fim, terminamos o passeio na cachoeira do Escorrega, a mais conhecida e visitada da região. Um convite para escorregar e cair no poço de águas cristalinas. Acesso também por estrada de chão, 3 Km após o centro de Maromba.

Cachoeira do Escorrega

Panorâmica da Cachoeira do Escorrega, pelo site http://viscondedemaua360.com.br/:


Momentos pra guardar no coração:


Quando voltamos pra barraca, depois de uma voltinha, encontramos um presente lindo nos esperando na porta: uma flor de maio. Presente dos queridos Roney e Marina.



Minhas meninas na beira da barragem. Que lugar é esse? Paraíso!



Nosso hóspede: "O Pretinho". Cachorro da região que aparece quando chega gente no camping. Ninguém sabe de onde ele vem... só sei que ele ficou com a gente, dormiu na sala da barraca (mesmo sem nossa permissão, a princípio...) e nos deu muita alegria durante esses dias. Saudades de você!



Um lindo amanhecer no camping Barragem's depois de uma noite de chuva.



Lindona e Pretinho sob as bençãos do sol da manhã.

E a nossa netinha,de 4 anos, dias antes desse acampamento me perguntou ao telefone: 

- Vovó me explica o que é isso que você e o vovô fazem que levam uma barraca...

- Ah! isso é acampar

- É legal vovó? Como é?
- Eu e vovô adoramos porque a gente dorme ouvindo o barulho dos grilos, acorda com o som dos passarinhos, se for pertinho do mar a gente escuta o barulho das ondas, se for perto do rio a gente escuta o som do rio. A gente vê muitas estrelas e se sente muito feliz com a natureza. 
- Vovó, eu acho que deve ser lindo. Eu posso ir com você? 
- Claro. Eu vou adorar!
- Hummmm...  vovó,  acampar é tudo de bom, né?

Ela achou tudo de bom mesmo!

Vamos voltar, com certeza. 

Destaque especial, que faz a gente querer voltar mesmo: 
O acolhimento recebido pelo casal responsável pelo camping, a beleza exuberante da natureza e o som das águas do Rio Preto!

Como diz o Roney: ACAMPAR É CHIC!

E no Barragem's é pra lá de bão, sô!


Saudações Campistas!

Caminhando e Acampando
e seguindo a canção

10 comentários:

  1. Acampar é um estilo de vida pelo qual tenho profunda admiração! Na correria do dia a dia, sufocados pela rotina, esquecemos que a vida pode ser tão simples......conectados com a natureza, sentindo o cheiro da terra molhada, o verde intenso das folhagens, o sol refletindo no rio, o brilho intenso do luar.....Isso é estar mais próximo de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que possamos acampar juntas um dia. Não dá pra ser diferente do que você escreveu... é só conexão com o "Todo". Isso é magia!

      Excluir
  2. Fotos incríveis parabéns
    O blog de vocês está ótimo parabéns
    Marcelo & Thais

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo e Thais,
    Dizer que ficamos super felizes com a visita de vocês por aqui. Agradecemos as palavras de incentivo e agradecer ainda mais a vocês que tanto nos ajudaram nesse inicio de vida por aí com a barraca. Gostamos muito do espaço de vocês, com tantas dicas úteis para quem quer começar a seguir por esse caminho.
    Abraços fraternos,
    Marcelle e Sylvio

    ResponderExcluir
  4. Muito linda as fotos...Já fomos para Visconde de Maua, ficamos em um chalé bem pertinho do camping.
    Na época nem pensavamos em acampar ainda, mas a plaquinha do camping sempre chamava nossa atenção quando passavamos por perto...acho que era um sinal né.
    Queremos voltar para acampar, mas acho que vamos esperar o verão...lá é frio d+ rsrsrsrsrs
    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Maira e Lu,

    Pois é... lá é frio, mas tem um astral delicioso. Super recomendamos o Camping Barragem's e se depender de sinal... acendemos um farol pra vocês.
    Abraços fraternos;
    Marcelle e Sylvio

    ResponderExcluir
  6. Amigos , muito bom o blog de vocês.
    Eu e minha família adoramos acampar e é uma pena o Rio de Janeiro ter poucos bons camping.
    Nossa ultima viagem foi para o Camping do Siri , no Espirito Santo, que acredito ser um dos melhores campings do Brasil.
    Aqui pertinho do Rio, quando queremos acampar somente no fim de semana, nó vamos sempre ao Camping Fazenda Maricá, fica como sugestão.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,

      Concordo que poderíamos ter mais opções de bons campings aqui no Rio. Adorei a dica da Fazenda Maricá, já que é um município próximo de Niterói... ótima dica! Obrigada pela visita e incentivo.
      Abraços fraternos,
      Marcelle e Sylvio

      Excluir
  7. Muito bom post, com leitura deliciosa. Já acampamos no Barragem's e endossamos plenamente tudo que vocês descreveram, inclusive o atendimento carinhoso do casal Roney/Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Seu Luiz!
      Que bom falar com o senhor! Ficamos distantes do blog por quase 1 ano. Quando a gente não acampa dá uma tristeza, né? Tive problemas de saúde por isso não colocamos o blog em dia. Mas, estamos retornando. Queriamos agradecer pelas suas informações no site, pq foi através dele que conhecemos o Canto dos Pássaros em São Francisco Xavier. Abraços fraternos da Marcelle

      Excluir