sexta-feira, 3 de abril de 2015

Comidinhas pra fazer no camping

Enquanto a gente  fica em casa no aguardo de outra saidinha com a barraca, ficamos vendo coisas legais que podem nos servir de inspiração pra uma acampada, seja ela rápida ou longa.

Então, me embreei por caminhos culinários. Dizer que quem tem talento nessa área, aqui em casa,  é o Sylvio e eu adoro comer o que ele faz. E diga-se de passagem, sempre faz receitas maravilhosas...

Mas, no camping gostamos de preparar as comidinhas juntos, pois isso também faz parte da nossa vida feliz no campo. E como é bom termos novas alternativas de receitas para elaborarmos na nossa cozinha ao ar livre.Tudo é mais divertido, com certeza!

Nas pesquisas feitas na internet fiquei muito interessada nos alimentos preparados dentro de saquinhos de papel alumínio.

Este tipo de comida é bacana porque a gente não perde as propriedades dos alimentos,  como é o caso do cozimento dos legumes na água. Tudo é cozido no vapor formado dentro dos pacotes e o mais legal é que é rápido de fazer, super saudável, o sabor fica incrível e dá pra gente fazer em diversas versões: na brasa da churrasqueira, no forno, como também, dependendo do alimento, numa frigideira sobre a chama de um fogão.

Alguns testes que deram certo:


Banana recheada com chocolate, feita na frigideira:

Essa imagem serviu de inspiração

O primeiro passo é cortar a folha de papel alumínio e depois dobrá-la ao meio. Utilizei a folha dupla deixando num tamanho que desse para fazer os saquinhos e ainda deixar um espaço interno para que o vapor possa fazer o cozimento.

Não tinha o chocolate em gotas, mas tinha chocolate granulado. A banana que fiz foi a prata, mas se for d'água fica mais suculenta.

Fiz o embrulho e coloquei na frigideira. Mas, precisava de calor em todo o pacote...

... então, achei essa tampa velha que deu certinho na frigideira.

Em mais ou menos 5 minutos, ou até a banana ficar macia, está pronta.

Então tendo a frigideira e uma tampa (mesmo que seja velha) dá pra fazer no fogareiro da cozinha ao ar livre essa deliciosa receita de sobremesa, super prática  e rápida. E o melhor, não suja quase nada! 



Legumes, com linguiça e frango preparados na churrasqueira (que também dá pra fazer no forno).

Os legumes que utilizei foram: cebola, tomate cereja cortado ao meio, cenoura, jiló, batata doce, quiabo e abobrinha. A linguiça de churrasco fiz desfiada e mais pedaços de peito de frango (já temperados com um pouco de sal e tempero em pó para carnes).

Na imagem anterior tem uma vasilha vazia, não é? Ela serviu de suporte para a elaboração dos saquinhos. Utilizando a folha dupla de papel alumínio, que coloquei no suporte, arrumei as carnes em baixo e por cima os legumes.  Por fim, acrescentei páprica picante, pimenta do reino, sal e  reguei com muito azeite.



Depois é só fazer os saquinhos e colocar na grelha da churrasqueira. O tempo aproximado de preparação, com a brasa bem quente, foi de 20 minutos.



Pronto! só abrir o pacote e comer ....  o sabor é incrível!

Obs: Os pacotes que sobraram do churrasco, esquentei no forno (nunca no microondas, por causa do alumínio) e ficou perfeito!




Dá pra inventar muito mais...  como as cebolas recheadas:

Imagem que serviu de inspiração


Essa receita ainda não tivemos a oportunidade de fazer. 
A receita original leva algumas coisas diferentes, mas dá pra adaptar:

A receita que iremos fazer será assim:


 1- Utilizar cebolas bem grandes. Cortar a parte de baixo da cebola para que ela fique "em pé". Descascar a cebola e fazer, com uma faca afiada, um "X" no centro e com uma colher pequena remover a parte central, deixando paredes de aproximadamente 1 cm de espessura. 

2- Cortar em cubinhos a cebola retirada e misturar com a carne que desejar     (frango, porco ou vaca) e que deverá ser cortada em pedacinhos bem pequenos. Aí, é misturar os temperos: sal, pimenta do reino, páprica, manjerona, etc... etc....


3- Uma boa opção é misturar a carne  com o grão de bico (de caixinha). O grão de bico além de gostoso é fonte de proteína, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. 

4- Depois de rechear as cebolas pode-se salpicar com queijo parmesão. Embrulhar em folha dupla de papel alumínio fazendo os pacotes e depois é só colocar na brasa, por mais ou menos 30 minutos. 

Acho que deve ficar bom!



Saudações Campistas!

Caminhando e Acampando
e seguindo a canção

4 comentários:

  1. Ola amigos essa postagem deu até água na boca kkkk
    Nos temos também em nosso blog uma pagina destinada a comida confere la cozinhando com a Thais
    Abraços Marcelo & Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui na cozinha da Thais e tem ótimas dicas de receitas pra se fazer no camping.

      Excluir
  2. Gente quanta delícia!

    Deu até fome vendo este post, ótimas dicas!!!

    Abraços,

    Família Malas Prontas.
    http://campingmalasprontas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir