terça-feira, 6 de agosto de 2019

São Bento do Sapucaí, lugar delícia na Serra da Mantiqueira.

Em agosto de 2018 lá fomos nós pra Serra da Mantiqueira, rumo ao Camping São Bento, na cidade São Bento do Sapucaí,/SP.
Adoramos andar pela Mantiqueira, mas na verdade não sabíamos muito o que íamos encontrar por lá.
E fomos nós, felizes pra conhecer lugares novos!

Seguindo o caminho ao som do John Mayer, que é delicia de ouvir na estrada.

O Camping São Bento fica relativamente perto do centro da cidade. Estrada tranquila até lá. Chegamos num ao fim da tarde e acampamos perto da casa sede, onde mora o Marcelo, proprietário do camping.


É uma casa muito antiga de família onde, na época que fomos, vimos a tentativa de fazerem o camping se tornar mais estruturado.  Terra bonita, com vista incrível pra Pedra do Baú. Muito potencial e gostaríamos imensamente de voltar e ver melhorias que o Marcelo devagarzinho está fazendo



O Camping São Bento é gramado em área plana. Tem espaços grandes pra implementação de muitos ambientes bacanas, para dar maior estrutura. Sabemos que é um investimento muito alto, mas agradecemos por termos a possibilidade dessa opção na Mantiqueira, num lugar tão bonito. O importante é que tivemos acolhimento e atenção na nossa chegada e durante todo o tempo que lá ficamos, por volta de 6 dias.










Pousamos pertinho da casa, onde tínhamos fácil acesso a cozinha, banheiro e wi-fi.
Pontos de luz, na ocasião, não haviam muitos. Necessário extensão bem grande.


"Lindinha", dessa vez, ganhou uma Tarp que serviu de varanda, cozinha, e abrigo da chuva que nos primeiros dias deu o ar da graça. Muito melhor esse tipo de cobertura, além de ser mais leve, prático pra transporte, tem várias opções de amarração, como também protege a porta de entrada da chuva.
Um único  problema com a Lindinha, em Ubatuba, foi com a porta aberta e entrada de água da chuva, sem nenhum avancê da própria barraca.. Como a porta é inclinada pra frente, se ficar uma pontinha aberta, entra água direto na sala, fazendo uma piscina. Já com a Tarp, acabamos com esse problema. Mais uma ótima aquisição!





A cozinha da casa, onde mora o Marcelo, é comunitária. Todos os utensílios, geladeira e fogão disponíveis aos campistas, sem restrição. Nos ajudou muito.


Sobre os banheiros:  No período que ficamos acampado no São Bento, fora de temporada e nenhum feriado, éramos só nós. O que nessa questão foi tudo tranquilo... mas, avaliamos que deveria ser um ponto fundamental a ser melhorado para dar conta de maior movimento e quantidade de pessoas acampando.
Existem banheiros individuais, mas em agosto de 2018 estavam desativados. Assim, provisoriamente,  tivemos a opção de uma "casa de banho": uma suite com banheiro.



Os passeios foram incríveis!!!
Fomos até Gonçalves, Minas Gerais. A distância é de aproximadamente 22 km e o tempo de 25 minutos a meia hora. Pertinho de São Bento.

Andamos pela cidade super acolhedora








 Antes de voltar pra São Bento fomos beber um café e chocolate quente pra esquentar... tava frio por lá.


Em outro dia fomos conhecer o Bairro do Quilombo, zona rural de São Banto do Sapucaí, onde conhecemos:

Arte no Quilombo
Espaço da associação de artesãos locais onde encontramos arte em palha de banana, de milho , objetos de bambu, madeira, tecido... muito bacana o local.



E andando pelo bairro...







 Caminhamos mais um pouco e avistamos o atelier do Ditinho Joana: um escultor conhecido internacionalmente, autodidata, que nasceu e cresceu ali e suas esculturas contam a própria história e visão de mundo. Fomos recepcionados pelo próprio e foi um tempo tão agradável, cheio de poesia, que não temos palavras pra descrever esse encontro.








Caminhar e Acampar é cultura, é conhecer pessoas maravilhosas como Seu Ditinho Joana!!!!!

E trouxemos pra casa a sua marca registrada que é a Botinha...


o texto diz assim: "A botinha representa a nossa caminhada da vida. Subi e desci. Andei depressa e devagar. Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei, e assim sempre caminhei. Hoje estou gasta e cheia de marcas, mas com certeza valeu a pena".

Nesse mesmo dia, voltando pro camping São Bento, demos uma volta pela cidade e encontramos coisas maravilhosas como esse mural de mosaico no muro de uma escola...



E na estrada que vai para o camping, apreciamos essa beleza que é a Capelinha do Mosaico. 
Artistas locais aproveitaram as imagens quebradas de santos, anjos, terços, chaves, vidros, para decorarem as paredes dessa pequena capela que fica sempre de portas abertas. Singeleza e encanto...
Essa é uma cidade repleta de arte, sem fazer alarde.












Um dia de sol!!!!  A Pedra do Baú nos chama...


Fizemos uma caminhada e chegamos num ponto onde tínhamos uma vista incrível da serra e vimos mais de perto a pedra do Bauzinho. O complexo da Pedra do Baú é formada por Bauzinho, Ana Chata e Baú.







No dia seguinte partiu Campos do Jordão! Estávamos pertinho... aproximadamente 30 km nos separava.




Café pra ele e chocolate pra mim, no Sans Souci.


Despois... quiche e suco e bolo... Gente! Acampar e caminhar também é engordar!!!!!!!!!!

E fizemos o roteiro turístico básico e tal... Mas, juntos tudo é muito bom, seja onde for.


Subimos no teleférico...


Caminhamos pela cidade





  E voltamos pro camping porque a noite teria fogueira, com queijos e vinhos. 
Voltamos de Campos do Jordão abastecidos para a noite de lua cheia.







 Ao fim dessa noite fria e com o coração aquecido fomos dormir, porque no dia seguinte levantaríamos acampamento. 
Seguir pra Monte Verde, cidade mineira da Serra da Mantiqueira.

Gratidão por essas paragens, por todos que conhecemos e que levaremos no coração.
Até qualquer dia São Bento do Sapucaí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário